ARQUITECTURA MODERNA DE DADOS

Dada a importância dos dados no mercado atual, é fundamental tomar decisões inteligentes ao investir numa arquitetura de dados moderna. Embora as implementações possam variar de empresa para empresa, esses princípios são consistentes para projetos de sucesso.

DADOS CERTOS DISPONIBILIZADOS ÀS PESSOAS CERTAS                              

Os dados só são úteis se as pessoas puderem agir sobre eles em tempo útil. Deve ser preciso e acionável. No entanto, "pessoas" neste caso significa várias coisas diferentes. Não importa se estamos falando de pessoas externas (por exemplo, clientes, etc.) ou equipes internas (por exemplo, marketing, operações, etc.), os dados devem ser facilmente consumidos, visuais e simplificados. Portanto, os dados precisam ser fornecidos no contexto da pessoa e relevantes para o indivíduo.

ELASTICIDADE

Este parte é simples: não tenha medo da "cloud". Existem vários modelos que mostram que a "cloud" é mais barata, mais flexível, mais rápida de aumentar e diminuir e mais segura. Além disso, as tecnologias "cloud" podem ser usadas para provar rapidamente o valor de novas fontes de dados e ajudar a priorizar o que entra na nova arquitetura de dados (nem todos os dados devem ser colocados na plataforma de dados).

ARQUITECTURA FLEXÍVEL


Os negócios estão sempre em mudança e as arquiteturas de dados são notoriamente inflexíveis, especialmente num modelo de dados altamente relacional. Simplificando, os dados são rígidos. No entanto, é fundamental criar uma arquitetura que permita a flexibilidade dos tipos de dados ingeridos e as formas de disponibilizar informações a cada pessoa.

"MACHINE LEARNING"

Com o surgimento de várias tecnologias avançadas de "machine learning" (ML), é hoje mais fácil do que nunca incorporar essas técnicas no negócio das organizações. Mesmo que a ideia de ML seja intimidante agora, é importante criar um programa de dados corporativos que permitirá que a sua empresa aproveite as soluções de análise preditiva para quando estiver pronto. 

SEGURANÇA DESDE O INICIO


A segurança é crítica e deve ser um tópico discutido no primeiro plano de projeto. Para evitar problemas no futuro, projete as suas necessidades de segurança desde o início. Usando uma abordagem baseada na pessoa, podem ser criados requisitos de segurança nas fases iniciais de desenvolvimento que atendam às necessidades de todos os utilizadores. 

A segurança pode ser aplicada aos dados "em bruto" no lugar de uma rede ad hoc de conjuntos de dados e restrições na camada de apresentação de dados.