Advantage Group: aprimorar a experiência do utilizador com uma solução incorporada do Tableau

30-07-2019

Contexto

O Advantage Group é uma empresa de pesquisa de mercado e insights, que ajuda  os seus clientes comerciais a se manterem competitivos, através do fornecimento  de relatórios críticos com identificação das oportunidades de desempenho e melhorias relativamente aos seus concorrentes. 

O Advantage Group tem uma grande abrangência de clientes, estando presente em mais de 40 países. A organização confia nesses relatórios para acompanhar a procura dos clientes e criar estratégias para responder às mudanças das tendenciais do mercado. Os relatórios são também utilizados, como scorecards do setor. Os clientes com presença global podem monitorizar o desempenho do mercado nacional ou regional.

A Keyrus trabalhou com a Advantage na criação de uma plataforma de análise e substituição dos seus relatórios desactualizados do PowerPoint e Excel. Isso envolveu realizar uma reformulação dos seus dois principais produtos.

Desafio

Antes de dar inicio à análise, a Advantage investiu muito esforço manual na preparação dos relatórios de apresentação do PowerPoint, que podiam levar semanas para serem elaborados devido a erros de qualidade dos dados, erros manuais e trabalho tedioso. A produção dos relatórios foi um processo longo e ineficiente, com muitas verificações redundantes e demoradas. Os slides interativos do PowerPoint também repetiram as mesmas informações com uma alteração em apenas um atributo.

A Advantage queria concentrar mais esforços nas análises reais e menos nessas verificações de dados. Eles queriam oferecer uma melhor experiência ao cliente, fornecendo um painel interativo do Tableau com a interface e a experiência do usuário em mente.

Além de fornecer análises reais, a Advantage queria padronizar os seus produtos de saída para seus clientes. Na última década, cada país começou a desenvolver seu próprio produto em PowerPoint que poderia se desviar de seus principais produtos. Isso levou à falta de conhecimento do que estava sendo entregue aos clientes finais. A padronização dos seus produtos no Tableau, permitiu que eles passassem a gerir o produto do cliente com maior eficiência, enquanto monitorizavam o seu uso e atividade.

Solução

O projeto teve inicio com um processo de pesquisa e de seguida com um planeamento de quatro semanas. A equipa da Keyrus, precisava de inovar e modernizar os produtos de dados antigos, padronizar os produtos em mais de 40 mercados em todo o mundo e projetar a solução em sintonia com o cliente, usando as melhores práticas.

Com base no plano do projeto, projetámos, construímos e implantámos uma solução incorporada do Tableau sobre o banco de dados dos resultados pré-agregados. Essa implementação utilizou um produto estático do PowerPoint, com uma média aproximada de 800 slides e criou se uma pasta de trabalho interativa do Tableau com 15 painéis. Os utilizadores finais, presentes em mais de 40 mercados por todo mundo, podem identificar e avaliar o desempenho dos negócios por meio de uma série de painéis de narração de histórias.

Foi criado também um plano de gestão de mudanças que envolve análises de partes interessadas, roteiros de patrocínio e planos de comunicação interna e externamente.

Foram designados funcionários, com o intuito de equipar e mobilizar as suas equipas, criar entusiasmo com a nova solução, treinar e apoiar colegas, no reforço dos novos processos e comportamentos. A organização da comunicação sobre a nova solução dentro da organização é  também uma ação muito importante de se realizar, pois só através desta, se consegue enviar as mensagens certas, no momento certo, com o remetente certo e através do canal certo. 

Estabelecemos um ponto de parada para todas as partes internas interessadas,  para se obter as informações mais recentes e se garantir que todos entendessem as mudanças que o protejo iria trazer. Trabalhámos com o cliente para criar oportunidades de comunicação bidirecional, como sessões de perguntas e respostas, e sessões de feedback.

Quando a solução ficou pronta para a ser implementada, foi realizada uma distribuição de forma controlada e com utilizadores identificados, antes de se estender a uma distribuição mais ampla a novos países, indústrias e patrocinadores.

Concluímos o processo com as sessões de formação do instrutor, para transferir o conhecimento da Keyrus aos utilizadores superiores dentro do Advantage Group.

Resultados

Com a nova solução Tableau, os usuários finais podem identificar e avaliar o desempenho dos negócios por meio de uma série de painéis demonstrativos e estruturados de uma forma muito bem organizada. Os usuários podem interagir com dados em gráficos dinâmicos e melhorar as relações comerciais por meio de um planeamento de ação mais intuitivo. Agora as equipas da Advantage têm acesso a um local central, que lhes permite visualizar todos os seus dados. Existem cerca de 3.000 sessões diárias de mais de 1.000 utilizadores, que interagem com dados com muita procura e economizam mais de 40 semanas por ano de esforço manual.              Internamente, o Advantage consegui-o acelerar os processos de entrega e a validação dos dados, podendo analisar facilmente os dados em diferentes dimensões.

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