Como uma empresa de retalho usa o  Alteryx Connect  para localizar dados em segundos

30-10-2019

Contexto

Uma grande cooperativa de retalho queria facilitar a localização e a exploração de dados em toda a organização. Enquanto tinham uma infraestrutura de dados centralizada, os utilizadores finais tinham dificuldade em ver quais os dados que estavam disponíveis e como eles poderiam usá-los para análise. O conhecimento da infraestrutura de dados, foi realizado por alguns especialistas em inteligência de negócios da empresa. Sem um catálogo de dados acessível e fácil de usar, os grupos de negócios precisavam envolver a equipe de BI até para as perguntas mais simples.

Os especialistas em dados da empresa, apesar de serem um recurso estratégico valioso, geralmente ficavam atolados ao responder e-mails, procurar informações em tabelas, participar de reuniões informativas e conceder acesso aos utilizadores. Devido ao facto de os grupos de negócios dependerem da disponibilidade limitada da equipe de BI, todos os projetos ou decisões que exigiam informações de dados eram frequentemente adiados por vários dias, até que a equipa estivesse disponíbilidade para ajudar.

Antes desse compromisso, a Keyrus havia trabalhado com a equipa de estratégia de dados da empresa, para criar relatórios de rentabilidade através da utilização do Alteryx. A nossa equipa criou fluxos de trabalho no Alteryx Designer, para extrair e transformar dados de rentabilidade. Em seguida, publicámos aplicativos na Alteryx Gallery, que possibilitam aos utilizadores finais executarem relatórios sobre os dados.

Como os utilizadores avançados do Alteryx Designer e da Alteryx Gallery, era natural que recorressem ao Alteryx Connect, como a sua solução para descobrir e organizar informações para efetuar as análises.

Alteryx Connect

O Alteryx Connect é uma plataforma de governança de dados colaborativa que colecta meta-dados de várias fontes para criar um catálogo de dados centralizado.

Os utilizadores corporativos, podem encontrar ativos relevantes por meio da funcionalidade de pesquisa e linhagem de dados e entendê-los melhor com recursos como descrições de ativos, vinculação de campos, termos do glossário e informações de propriedade. Os utilizadores, podem também interagir ao adicionarem comentários, solicitando acesso e certificando e compartilhando os ativos.

A Nossa equipa interveio para concluir a instalação do produto, carregar meta-dados de fontes de dados existentes, treinar os utilizadores avançados e identificar estratégias, para o cliente maximizar a sua plataforma.

Instalação e carga de meta-dados

O Alteryx Connect possui três componentes arquiteturais principais: um banco de dados H2 que armazena os meta-dados carregados, um aplicativo java que processa solicitações e indexação da Web e um site front-end. Embora esses componentes devam ser instalados em um servidor independente, a maior parte do processo de carregamento de meta-dados é realizada no Alteryx Server.

A Alteryx oferece aplicativos analíticos pré-empacotados que se conectam a várias fontes de dados (incluindo a Alteryx Gallery). Eles são instalados e executados no Alteryx Server para colectar meta-dados e enviá-los dos sistemas de origem para o Alteryx Connect por meio de uma API REST.

A carga de meta-dados é crítica para o sucesso de qualquer projeto de governança de dados; uma plataforma precisa de ter informações atualizadas e valiosas para os  seus utilizadores. Trabalhamos com o cliente para entender quem usaria a plataforma e quais informações seriam mais valiosas para descobrir as suas análises.

A organização queria priorizar descrições de tabela e campo. As convenções de nomenclatura, embora bem organizadas, ofereciam pouca percepção para aqueles não familiarizados com a arquitetura do banco de dados. O cliente mantinha um dicionário de dados, mas ele era armazenado em uma tabela de banco de dados à qual poucos tinham acesso.

Embora seja possível carregar descrições em massa de um arquivo xml ou xls, personalizamos o carregador de metadados para puxar a tabela do dicionário e juntar as descrições no aplicativo analítico. Ao agendar esse aplicativo para execução noturna, eliminamos um processo manual e garantimos que quaisquer alterações feitas no dicionário de dados fossem refletidas no Connect.

O cliente não precisava de todas as fontes de dados carregadas no Connect. Por isso, personalizamos ainda mais o carregador de meta-dados, para que apenas determinadas tabelas (por exemplo, apenas as em produção) fossem trazidas.

Também desabilitamos as Visualizações em todos os esquemas. Essas personalizações reduziram o volume de dados no Connect, facilitando a pesquisa e a localização de dados relevantes pelos utilizadores.

Após o carregamento inicial dos meta-dados, agendamos os aplicativos analíticos para execução semanal e semanal (dependendo da fonte de dados e da frequência com que é atualizada). Isso garante que os dados no Connect estejam atualizados.

Embora o Alteryx Connect tenha fluxos de trabalho predefinidos para agendar carregamentos de metadados com o Alteryx Server, a Keyrus usou um arquivo em lotes para permitir o agendamento através do sistema de agendamento de terceiros do cliente.

Usamos o carregamento em massa do método xls / xml para carregar termos comerciais no Glossário e vinculá-los a ativos de dados, como fluxos de trabalho e tabelas.

Na conclusão do nosso compromisso, deixamos o cliente com uma lista de oportunidades futuras e melhores práticas para enriquecer os ativos de dados na plataforma. Estes incluíam:

  • Incentivar os usuários a se envolverem em recursos sociais, como classificação, certificação, comentários e partilhas.
  • Personalizando ainda mais os carregadores de meta-dados. Por exemplo, trazer a data da última, modificação da contagem de linhas para tabelas do banco de dados.
  • Identificação de ativos usados ​​em relatórios comuns.
  • Adicionando termos do glossário ou conexões de ativos por meio de upload em massa.

Produção

Antes de colocar o Connect em produção, a Keyrus liderou sessões de treinamento sobre administração da plataforma e estratégia de implantação. Cobrimos os procedimentos de administração do usuário, backup e restauração e recursos de solução de problemas e suporte.

Também integramos grupos de negócios. Criamos permissões personalizadas para usuários fora do grupo de estratégia de dados que permitiam a contribuição do usuário, como comentários e compartilhamento, enquanto reduzíamos a capacidade de editar descrições e linhagens. Ativamos o SSO com o Microsoft AD para que os usuários não precisem manter um nome de usuário e uma senha separados, e novos usuários dentro da organização tenham automaticamente uma conta associada ao seu ID.

Conclusão

O Alteryx Connect facilitou a busca e o aprendizado dos usuários de negócios sobre os recursos de dados da empresa. Antes do Connect, uma pergunta generalizada de um grupo de negócios levava dias, às vezes semanas, para ser respondida. Um especialista em banco de dados da equipe de BI teve que acompanhar o grupo de negócios para entender melhor o contexto de negócios e restringir o escopo da pergunta. Eles tiveram que encontrar ativos de dados relevantes, que poderiam consumir muito tempo, e fornecer ao grupo de negócios descrições e contexto. As perguntas de acompanhamento e as solicitações de acesso adicionaram mais tempo a esse processo.

Os grupos de negócios não contam mais com alguns especialistas em banco de dados para fornecer informações sobre o banco de dados. Se surgir uma pergunta sobre uma tabela, fluxo de trabalho ou relatório, o grupo de negócios poderá fazer logon no Connect e pesquisar rapidamente o ativo.

Eles podem ter acesso de forma imediata às informações sobre quais os dados que estão contidos em uma tabela, em quais fluxos de trabalho esses dados são usados ​​e se os dados estão atualizados (por meio de certificação, comentários e histórico de versões). Se eles tiverem mais perguntas sobre um ativo específico, poderão entrar em contacto rapidamente com o proprietário do recurso por meio de um comentário ou pergunta na interface do Connect ou um email com um link para o ativo específico. Uma pesquisa de 60 segundos substitui um processo que poderia levar semanas, melhorando imensamente a eficiência.

Pronto para começar?