Permitindo decisões baseadas em dados em uma grande empresa de bebidas alcoólicas

12-06-2019


Uma grande empresa de bebidas alcoólicas supervisiona a importação e distribuição de muitos destilados sofisticados. A empresa vende através de centenas de milhares de locais no local e fora dos locais nos Estados Unidos e se envolve em vários tipos de campanhas de marketing para promover seus produtos.
Inicialmente, a empresa queria combinar seus dados de vendas e gastos de marketing em um painel coeso para entender quais campanhas geravam os melhores retornos. Nossa equipe reconheceu que a organização tinha ambições maiores do que apenas construir alguns painéis; eles precisavam de orientação estratégica sobre como oferecer suporte a uma plataforma consolidada de relatórios e análises que toda a organização pudesse usar.

Descoberta e plano do projeto

Nossa equipe analisou sistemas, processos e dados atuais para mapear o estado atual e desejado da organização e criar um plano de projeto de projeto priorizado. Durante a fase de descoberta, descobrimos que o data warehouse da empresa, os processos de gerenciamento de dados mestre e a infraestrutura não suportavam os requisitos de relatórios e análises.
Selecionamos uma pilha tecnológica robusta e projetamos a arquitetura para a solução. Em seguida, iniciamos o projeto configurando a infraestrutura para construir um novo data warehouse. Em seguida, a equipe teve que disponibilizar todas as ferramentas relevantes on-line, incluindo SSIS, SSAS para Tabular, MDS, Power BI e quilliup.

Solução

CONSOLIDANDO DADOS PARA UMA ÚNICA FONTE DE VERDADE

No início do projeto, a organização usava o Excel para cerca de 80% dos dados internos e não possuía automação configurada para facilitar a análise de dados continuamente. A primeira fase do projeto incluiu um pequeno subconjunto de fontes de dados centralizadas em volumes de vendas. Adicionamos mais fontes de dados de marketing e finanças e focamos na criação de visualizações integradas, destacando o ROI, que poderia mostrar como os dados e, consequentemente, os insights se unem.
A empresa pôde ver o desempenho do mercado deles e de seus concorrentes em um único fluxo e painel. Os usuários podem fazer uma busca detalhada de visualizações de alto nível a mais granulares de um produto específico em uma conta com o clique de um botão.
A próxima fase do projeto aumentou o relatório de volume inicial com valores em dólares (uma vez que as vendas de alto volume não levam necessariamente a margens lucrativas) e as compararam aos planos operacionais. Como o desempenho da equipe de vendas é monitorado em relação ao plano, criamos relatórios que permitem que os usuários vejam instantaneamente onde sua marca, equipe ou mercado foram comparados ao plano e a concorrência entre volume e valor de vendas.

PAINEL DE VISÃO GERAL EXECUTIVA

Em seguida, nossa equipe finalizou uma Visão Geral Executiva para o CEO e a gerência de alto nível. Este painel continha uma visão de cima para baixo do desempenho da empresa, com a capacidade de detalhar até um único nível de conta. Os usuários podem acompanhar o desempenho em comparação com o ano passado ou planejar com o clique de um botão. O CEO considerou esse painel muito útil e trabalhou conosco diariamente para refinar a apresentação.

MUDAR A GESTÃO

O projeto também incluiu uma ênfase no gerenciamento de mudanças e adoção do usuário. Um consultor de gerenciamento de mudanças da Keyrus identificou um "super grupo" de indivíduos de diferentes funções (por exemplo, marketing, vendas, finanças, etc.) e níveis diferentes (por exemplo, analistas, gerentes etc.) dentro da organização.
Procuramos entender as atividades diárias de cada uma dessas funções de usuário para adaptar o treinamento com mais eficiência à nova solução. Assim que a adoção do usuário for estabelecida para o super grupo, a solução será lançada em toda a organização.

Resultados

Como resultado do projeto, a empresa possui uma única fonte de verdade para seus dados, e é acessível a todos na empresa. A nova plataforma é usada em processos-chave, como segmentação de contas e lançamento de novos produtos, e eles também usam um centro de excelência em BI para garantir que o projeto seja bem-sucedido a longo prazo. A equipe de gerenciamento possui um conjunto de painéis principais de KPI aos quais eles podem se referir para análises de negócios mensais e trimestrais. Cerca de 70% dos funcionários usam a plataforma de forma consistente com o CEO como um usuário principal.
As equipes de insights e finanças economizam pelo menos uma semana por mês, graças aos novos relatórios automatizados. Eles não precisam mais gastar tempo mantendo planilhas do Excel e respondendo perguntas sobre os dados.
A equipe executiva economiza aproximadamente três dias por mês porque não precisa mais compilar informações manualmente para análises de desempenho de determinados mercados; o CEO pode simplesmente olhar para o relatório.
No geral, o projeto permitiu à empresa começar a usar dados para tomar decisões comerciais mais inteligentes que levarão a empresa adiante.
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