Tomar decisões orientadas por dados para estratégias de promoção no retalho

14-10-2019

Contexto

Várias empresas de distribuição nos setores de mercearia, bens duráveis ​​e cosméticos querem entender quais dos seus produtos são os mais rentáveis ​​ou quais produzem os maiores retornos em relação aos custos de bens e investimentos promocionais.

Essa visão granular do lucro líquido morto é um ponto de dados importantes, que as suas equipas de preços desejam usar para negociar melhores níveis de negócios, com seus fabricantes e fornecedores.

Desafio

Essas empresas envolveram se com a Keyrus para implementar a lógica de negócios e os sistemas analíticos capazes de processar e alinhar dados de vendas transaccionais com custos e financiamento promocional.

Se as empresas vendem centenas ou milhares de SKUs por mês e gastam milhões de dólares em compras, promoções, descontos, campanhas de marketing e custos operacionais, fica difícil identificar quais os produtos que geram os maiores lucros líquidos nos níveis mais granulares de seus dados: Item, local e ponto no tempo.

Embora os dados de vendas sejam transacionais e estejam normalmente disponíveis nesses níveis mais granulares, os custos de mercadorias vendidas, financiamento de montante fixo, cupons e outras ofertas promocionais de itens são normalmente atingidos em diferentes níveis nas hierarquias de produtos, geografia e tempo. Os custos geralmente têm componentes de frete, paletes e distribuição complicados.

O financiamento de montante fixo pode ser dado como uma quantia em massa, talvez em um ciclo trimestral, e ser aplicado à promoção de categorias de produtos inteiros de um determinado fabricante. Os descontos no nível do item, cupons e outras promoções podem ser apenas para SKUs específicos e durar apenas alguns dias por vez. Como uma organização pode alocar uma quantia específica de investimento ou promoção para um determinado SKU, para regiões específicas, em um determinado período de tempo?

Normalmente, a alocação de financiamento promocional é feita como uma percentagem da participação nos negócios no nível do item ou do fornecedor em regiões e períodos de tempo. Os custos de frete e paletes podem ser igualmente alocados por percentagem de preenchimento. Quando os volumes de dados atingem biliões de linhas, os pipelines e o processamento eficientes são cruciais para fornecer resultados alocados às equipes de preços e compras para as fatias e seleções nos dados nos quais eles estão interessados.

Depois que os custos e as promoções são alinhados com dados granulares de vendas, a análise do lucro líquido pode ajudar as equipas de compras a entender melhor a fonte das suas margens.

Solução

A Keyrus implementou um sistema de extração e processamento de dados totalmente automatizado para reunir todos os dados de vendas, custos e financiamento promocional de diferentes tabelas e sistemas em um grande distribuidor de supermercado.

Os pipelines conseguiram processar grandes volumes de dados e calcular o lucro líquido morto de milhares de SKUs em centenas de lojas de retalho. Os resultados foram exibidos através da utilização de aplicativos de linha de frente personalizados. O lucro líquido morto pode ser analisado por qualquer dimensão relevante, como SKU, categoria e fornecedor.

Resultados

Com os novos aplicativos analíticos integrados nos seus fluxos de trabalho diário, os analistas de preços e aquisições podem tomar decisões baseadas em dados para estratégias de promoção usando os relatórios de lucro líquido morto.

Por exemplo, os gerentes de categoria viram que os cinco principais fornecedores de uma categoria específica estavam a gerar lucros negativos. Eles pressionaram por mais financiamento promocional e divisões mais favoráveis ​​nos níveis de desconto no próximo ciclo de compras. As compras agora podem usar o impacto quantificável das atividades nas margens de lucro como alavancagem nas negociações de preços e promoções.

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