Rivery, Snowflake & Tableau: The Perfect Cloud Data Platform

23-06-2020

Contexto

Uma plataforma de dados em nuvem forte é um componente crítico para a criação de uma cultura orientada aos dados (Data-Driven) dentro da sua organização. Se atualmente os seus dados estão espalhados por uma variedade de fontes, provavelmente você está a lutar para coletar e entender esses dados de forma a poder retirar conclusões valiosas (insight).

Existem uma grande variedade de ferramentas que permitem automatizar esse processo e que facilitam a coleta das informações necessárias para a tomada de decisões comerciais mais inteligentes e fundamentadas. Uma plataforma de dados precisa de uma ferramenta que consolide as suas fontes de dados, um espaço para  as armazenar e uma ferramenta de visualização de front-end para o ajudar a entender rapidamente e consequentemente tomar as medidas necessárias. Rivery, Snowflake e Tableau são as ferramentas perfeitas para transformar o seu processo de dados e torná-lo consequentemente mais eficiente.

O que é o Rivery?

Rivery é uma ferramenta de integração que permite consolidar todas as suas fontes de dados em uma única plataforma na nuvem.

A consolidação das suas fontes de dados pode levar meses, mas com o Rivery poderá adicionar, actualizar e agregá-los em poucas horas. A sua plataforma escalável é capaz de gerir qualquer número de fontes e volumes de dados.

Ao contrário de outras ferramentas de pipeline de dados, o Rivery é especialmente rápido com as fontes de dados externas porque possui conectores internos. Com esta ferramenta poderá escolher quais as fontes de dados são mais importantes para os KPIs da sua empresa e simplificá-los automaticamente.

A utilização desta ferramenta é muito flexível e não necessita de códigos, o que permite que se consiga concentrar nos insights e ações para ajudar a sua equipa a tornar se mais eficiente.

O que é o Snowflake?

Agora que já consolidou todas as suas fontes de dados, precisa de um local onde possa armazenar os seus dados.

Snowflake é uma plataforma moderna de data warehouse que foi projetada e criada para a nuvem. O armazém de dados como serviço pode suportar todos os dados comerciais, de fontes tradicionais ou de fontes geradas por máquina.

Construído em camadas, ele separa armazenamento, computação e consumo. Isso significa que você pode escalar para cima e para baixo para suportar a quantidade de dados que possui, pagando apenas pela quantidade de processamento de computação usado.

O Snowflake gere toda a arquitetura, o que significa que você não estará exposto a nenhuma dessas camadas da perspectiva da manutenção. A plataforma é acessível aos utilizadores, permitindo a sua utilização em qualquer navegador da web.

Com esta ferramenta, poderá também compartilhar os dados com os utilizadores externos através do Snowflake Data Share. A sua concorrência ilimitada facilita a exposição de dados em tempo real para um número ilimitado de consumidores.

O Rivery está disponível no Snowflake Partner Connect, o que significa que você poderá começar a carregar os seus dados no Snowflake em minutos para uma análise imediata.

O que é o Tableau?

Com a infraestrutura certa, você estará pronto para começar a criar visualizações de dados e extrair as informações.

O Tableau é uma ferramenta de visualização de dados de auto-atendimento que permite que os utilizadores comerciais, se conectem a qualquer fonte de dados e criem rapidamente visualizações bonitas e significativas. Para se utilizar esta ferramenta não é necessária experiência em codificação ou desenvolvimento.

O Tableau é a ferramenta de BI líder de mercado que foi projetada e criada com o utilizador final em mente. Ele permite que os usuários analisem e visualizem sem esforço dados em minutos, usando uma interface intuitiva de arrastar e soltar. Isso não só maximiza a facilidade de adoção do utilizador final, como também é um dos principais factores de mudança organizacional.

Como eles trabalham juntos?

Sem as ferramentas certas, muitas organizações acham que os seus processos de dados são demorados e que não são escaláveis para acompanhar o seu crescimento. Ao implementar essas três ferramentas, poderá renovar completamente a maneira como faz a gestão e utilização dos seus dados.

O Rivery permite selecionar e consolidar os dados específicos que são relevantes para os seus KPIs. A velocidade e a elasticidade do Snowflake, facilitam a gestão dos dados que podem ser apresentados no Tableau, facilitando respectivamente a criação de relatórios e a sua visualização.

Com a rápida entrada no mercado, Rivery, Snowflake e Tableau podem agregar valor muito rapidamente. Ao implementar estas três ferramentas na sua plataforma de dados, irá criar um fluxo que permite encontrar insights críticos de negócios, mais rapidamente do que nunca.

Quer saber mais, entre em contacto!